sexta-feira, 20 de novembro de 2009

TIPOS DE NEURONIOS

SESITIVOS

São os neurónios que reagem a estímulos exteriores e que despoletam a reacção a esses estímulos, se necessário. A sua constituição é um pouco diferente dos outros dois tipos de neurónios. De um lado do axónio tem os sensores que captam os estímulos. Do outro lado possui as telodendrites. O corpo celular localiza-se sensivelmente a meio do axónio, estando ligado a este por uma ramificação do axónio, assumindo um pouco o aspecto de um balão.

CONECTORES

O grupo de neurónios mais numeroso. Como o nome indica, este neurónios transmitem o sinal desde os neurónios sensitivos ao sistema nervoso central. Liga também neurónios motores entre si. Neste tipo de neurónios o axónio é bastante reduzido, estando o corpo celular e as dendrites ligadas diretamente à arborização terminal, onde se localizam as telodendrites.

MOTORES

Este tipo de neurónios tem a função de transmitir o sinal desde o sistema nervoso central ao órgão efector (que se move), para que este realize a acção que foi ordenada pelo encéfalo ou pela medula espinal. Este é o neurónio que tem o aspecto mais familiar, que nós estamos habituados a ver nas gravuras.

CONECTORES

O grupo de neurónios mais numeroso. Como o nome indica, este neurónios transmitem o sinal desde os neurónios sensitivos ao sistema nervoso central. Liga também neurónios motores entre si. Neste tipo de neurónios o axónio é bastante reduzido, estando o corpo celular e as dendrites ligadas diretamente à arborização terminal, onde se localizam as telodendrites.

AXONIOS

O axônio é uma parte do neurônio responsável pela condução dos impulsos elétricos que partem do corpo celular, até outro local mais distante, como um músculo ou outro neurônio. Uma de suas características é estar envolto pela pelas células de Schwann, no sistema nervoso periférico, e pelos oligodendrócitos no sistema nervoso central. A superposição de camadas de oligodendrócitos e de células de Schwann originam a bainha mielínica. Alguns axônios de neurônios de um humano adulto podem chegar a mais de um metro de comprimento. Os axônios são revestidos por esfingolipídios. Cada neurônio possui um único axônio, que nasce do cerne de implantação, localizado ainda na região do pericário do neurônio; os axônios não se ramificam abundantemente, e, quando o fazem, dão origem aos chamados colaterais. O axoplasma dessas estruturas é muito pobre em organelas: não possui retículo endoplasmático rugoso e etc; ele é mantido pelos nutrientes sintetizados no pericário da célula.
A porção final do axônio é ramificada e recebe o nome de telodendro. Podemos observar dois tipos de fluxos nos axônios: o anterógrado, onde o fluxo segue do corpo celular para o axônio; e o retrógado, onde o axônio leva moléculas diversas de utilização variada plo corpo celular. Esse fluxo deve-se aos microtúbulos e proteínas motoras, também observadas em diversas outras células.

DENDRITOS

Dendritos são numerosos prolongamentos dos neurônios especializados na recepção de estímulos nervosos, que podem ser do meio ambiente ou de outros neurônios.
A grande maioria dos neurônios possui numerosos dentritos - pois estes aumentam a sua superfície celular, tornando possível receber e integrar impulsos trazidos por numerosos terminais axônicos de outros neurônios.
Os dendritos vão afinalando-se à medida que se ramificam e não possuem complexo de Golgi. A grande maioria dos impulsos que chegam a um neurônio são recebidos por pequenas projeções dos dendridos, de nome espinhas ou gêmulas. Estas são compostas de uma pequena parte alongada do dendrito formada por uma pequena dilatação; a quantidade de gêmulas em cada dendrito varia de um para outro, mas elas são sempre muito numerosas. Elas são o primeiro local de processamento dos impulsos nervosos.

CORPO CELULAR

Corpo celular é uma das 3 partes em que está dividido o neurônio, sendo as outras duas as dentritos e o axônio.
É a zona estrutural do neurônio. Nele podem ser encontrados o núcleo, o citoplasma as organelas e o citoesqueleto.
Os corpos celulares estão normalmente localizados em áreas restritas do sistema nervoso, que formam o sistema nervoso central ou ainda nos gânglios nervosos, localizados próximo da coluna vertebral.
O corpo celular recebe a informação derivada das dendrites. Um neuronio tipóco apresenta 3 partes distintas: Corpo Celular, Dendritos e axônio. No corpo celular, local de maior volume da célula nervosa, localiza-se o citoplasma (onde estão as organelas celulares) e o núcleo. Então como podemos perceber os corpos celulares são muito importantes e estão presentes nos neurónios também muito importantes

O QUE FAZ OS NEURONIOS SEREM DIFERENTES DE OUTRAS CELULAS?

Que Faz Os Neurônios Serem Diferentes de Outras Células ?
Assim com as outras células, os neurônios se alimentam, respiram, têm os mesmos genes, os mesmos mecanismos bioquímicos e as mesmas organelas. Então, o que faz o neurônio diferente? Neurônios diferem de outras células em um aspecto importante: eles processam informação. Ele devem desencadear informações sobre o estado interno do organismo e seu ambiente externo, avaliar esta informação, e coordenar atividades apropriadas à situação e às necessidades correntes das pessoas.
A informação é processada através de um evento conhecido como impulso nervoso. O impulso nervoso é a transmissão de um sinal codificado de um dado estímulo ao longo da membrana do neurônio, a partir do ponto em que ele foi estimulado.

Neurônio é a célula do sistema nervoso responsável pela condução do impulso nervoso. Há cerca de 86 bilhões de neurônios no sistema nervoso humano. O neurônio é constituído pelas seguintes partes: corpo celular (onde se encontra o núcleo celular), dendrites, axônio e telodendrites.

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Neurónio

Neurônios do cerebelo de um pombo. Desenho de Santiago Ramón y Cajal, 1899. Instituto Santiago Ramón y Cajal, Madrid, Espanha.
Neurónio ou neurônio é a célula do sistema nervoso responsável pela condução do impulso nervoso. Há cerca de 86 bilhões (até 20 de fevereiro de 2009 se especulava que havia 100 bilhões) de neurônios no sistema nervoso humano. O neurônio é constituído pelas seguintes partes: corpo celular (onde se encontra o núcleo celular), dendrites, axônio e telodendrites[1].
O neurônio pode ser considerado a unidade básica da estrutura do cérebro e do sistema nervoso. A membrana exterior de um neurônio toma a forma de vários ramos extensos chamados dendrites, que recebem sinais elétricos de outros neurônios, e de uma estrutura a que se chama um axônio que envia sinais elétricos a outros neurônios. O espaço entre a dendrite de um neurônio e as telodendrites de outro é o que se chama uma sinapse: os sinais são transportados através das sinapses por uma variedade de substâncias químicas chamadas neurotransmissores. O córtex cerebral é um tecido fino composto essencialmente por uma rede de neurônios densamente interligados tal que nenhum neurônio está a mais do que algumas sinapses de distância de qualquer outro neurônio.
Os neurônios recebem continuamente impulsos nas sinapses das suas dendrites vindos de milhares de outras células. Os impulsos geram ondas de corrente elétrica (excitatória ou inibitória; cada uma num sentido diferente) através do corpo da célula até a uma zona chamada a zona de disparo, no começo do axônio. É aí que as correntes atravessam a membrana celular para o espaço extracelular e que a diferença de voltagem que se forma na membrana determina se o neurônio dispara ou não.

Esquema de um neurônio
Os neurônios caracterizam-se pelos processos que conduzem impulsos nervosos para o corpo e do corpo para a célula nervosa. Os impulsos nervosos são reações físicoquímicas que se verificam nas superfícies dos neurônios e seus processos. Reações semelhantes ocorrem em muitos outros tipos de células mas elas são mais notáveis nos neurônios, cujos caracteres estruturais se destinam a facilitar a transmissão dos impulsos a grandes distâncias. A cromatina nuclear é escassa, enquanto que o nucléolo é muito proeminente. O DNA está presente na cromatina sexual, que é maior em neurônios de indivíduos do sexo feminino. A substância cromidial no citoplasma é chamada de substância de Nissl. À microscopia eletrônica mostra-se disposta em tubos estreitos recobertos de finos grânulos. Estudos histoquímicos e outros demostraram-na constituída de nucleoproteínas. Estas nucleoproteínas diminuem durante a atividade celular intensa e durante a cromatólise que se segue à secção de axônios.