segunda-feira, 19 de outubro de 2009

-->

COMO O CÉREBRO PRODUZ NOVOS NEURÔNIOS
CÉLULAS-TRONCO NEURAIS são fonte de novas células no cérebro. Elas se dividem periodicamente em duas áreas principais:
os ventrículos ,cavidades que contêm fluido cérebro-espinhal para nutrir o sistema nervoso central,
e o hipocampo (azul-claro, no quadro menor), uma estrutura crucial para o aprendizado e memória.
Ao se proliferarem, as células-tronco neurais (caminhos indicados abaixo) originam outras células­tronco neurais e precursores neurais que, ao se desenvolver, podem tornar-se tanto neurônios como células de apoio, denominadas células gliais (astrócitos e oligodendrácitos). Mas essas células-tronco neurais recém-formadas precisam afastar-se (flechas vermelhas, no quadro menor) de suas progenitoras antes de se diferenciarem. Apenas 50%, em média, migram com sucesso, enquanto as outras perecem. No cérebro adulto, neurônios recém-formados foram encontrados no hipocampo e nos bulbos olfatários, onde o olfato é processado. Pesquisadores esperam ser capazes de induzir o cérebro a se auto-reparar estimulando as células-tronco neurais ou os precursores neurais a se dividir e se desenvolver onde forem necessários.


Tipos de neurônios

Cada neurônio é conectado a outras células através de mil a 10 mil contatos chamados sinapses. É aqui que a troca de informação ocorre entre as células do cérebro. Isso é incrível com cerca de 100 bilhões de células, cada uma com mil a 10 mil conexões com outras, o número total de permutações e combinações de conexões cerebrais e, portanto, de atividade cerebral é praticamente infinito! Todos os diferentes estados cerebrais, inclusive todas as nossas emoções, como o amor, o ódio e a raiva, bem como nossos pensamentos, ambições e até sentimentos religiosos, são mediados por estas conexões, ou sinapses, que variam entre si e se tornam mais complexas se uma certa área do cérebro está sendo usada ou desenvolvida. Como quase todas as outras_células_no_corpo, os neurônios produzem proteínas e substâncias químicas proteicas em resposta a um código especial. Este código está basicamente na forma de genes que estão no núcleo, ou sala de controle, de cada célula. Os produtos químicos algumas vezes têm a função de manter a estrutura das células e em outras podem ser liberados delas para afetar as células vizinhas.
[100 - página 130] - Dr. Sam Parnia
Os únicos circuitos cerebrais prontos no nascimento são os responsáveis pelo controle de funções vitais como a temperatura corporal, os batimentos cardíacos e a respiração. As outras são feita com o passar dos anos.

Necrose dos neurônios: O citoplasma perde a basofilia normal e os corpúsculos de Nissl, passando a eosinófilo.